Sem categoria

Solução para os preços dos "Chapa100": Subsidios aos transportadores

O Aumento do preço do Barril de petróleo no mercado internacional tem efeitos sobre os preços de combustíveis em Moçambique. Sabe-se que o preço dos combustíveis é um elemento determinante da produção global de um País.
Moçambique é um país importador de combustíveis e um aumento no seu preço leva as empresas a produzirem menos logo à partida e o saláriop real (w/p) – salários sobre os preços – cai. As pessoas tem o mesmo salário que auferiam (salário nominal), mas o poder aquisitivo do mesmo é inferior, devido ao aumento dos preços.
A situação dos semi-colectivos em Maputo, é uma dessas situações típicas que cria problemas para o Governo. Se este não fizer nada numa situação destas, pode sofrer uma situação de contração da economia e aumento dos preços.
Acomodar choques por meio de de políticas expansionistas, subsidios, podem levar à economia e estabilizar-se novamente, mas o custo de manter a produção e o emprego inalterados depois de um choque será um aumento maior do nível de preços.
Isto significa dizer que a curto prazo o subsídio pode ser uma solução para a problemática dos semi-colectivos, mas qual é o efeito a médio e longo prazo ? até quando os preços dos transportes se manterão inalterados e o governo subsidiará se os preços dos combustíveis tendem a aumentar ?
Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s