Sem categoria

Relatorio dos EUA sobre Moçambique

Tenho estado a acompanhar o grande destaque que a imprensa Moçambicana vem dando ao Relatório dos EUA sobre os Direitos Humanos em Moçambique. Alguma imprensa aponta os aspectos negativos apontados pelos EUA em relação à Moçambique, outra imprensa, escassa, apresenta os aspectos positivos que constam do referido relatório.
Efectivamente este relatório tem como fontes de dados instituições governamentais e privadas Nacionais, ONG´s, pesquisadores, dentre outros e é de salutar esta iniciativa criadora que os EUA tem levado à cabo em prol (??) dos direitos humanos e da estabilidade política no País.
O Congresso dos EUA também devia fazer relatórios idênticos sobre o seu País e convocar a imprensa Moçambicana, através da sua embaixada em Maputo, para divulgar, afinal de contas é mais fácil obter dados no terreno e também interessa-nos saber como é que vão as coisas do lado de lá, por exemplo em relação ao Iraque e ao Médio Oriente em Geral, em relação as prisões norte americanas (Guantanamo é um exemplo ), em relação a liberdade de imprensa naquele País, em relação à governação de Bush.
Não sou completamente apologiosta das opções de Mugabe, Fidel Castro, Sadam Hussein, Mummar Kadhafi entre outros opositores sobejamente conhecidos de algumas políticas das terras do tio Sam, mas é preciso que a auto-estima e o patriotismo passem de meras ideias filosoficas a hábitos e práticas que possamos ver no dia-a-dia, mesmo em situações de pobreza.
Que os leigos em relações internacionais e diplomacia e também em jornalismo nos iluminem….!!!!
Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s