
Muitas vezes somos deparados com restrições ou agravamento da tarifa de água potável em Moçambique, ao longo dos tempos. O aumento de tarifas de água normalmente acompanha a subída do nível geral de preços, agravam-se os preços de combustíveis, da energia electrica e do cimento, produtos estes que afectam significativamente os preços dos produtos de primeira necessidade.
Em média as pessoas gastam enormes quantidades de água diariamente: um banho rápido pode despender entre 50 a 80 litros de agua, uma descarga de autoclismo consome cerca de 10 litros de agua, 100 litros para lavar roupa na máquina e cerca de 50 litros numa lavagem de louça na máquina. Poupar agua deve constituir uma acção economica e também ambiental.
Os últimos dias não tem sido muito saudáveis financeiramente para os agentes económicos e para os cidadãos no geral, por isso seguem-se algumas dicas de poupança de água potável para que a factura seja menos alta no final do mês e assim contribuir para as poupanças pessoais:
- Mantenha as torneiras e o sistema de canalização em bom estado para evitar fugas e desperdícios de água.
- Existem a venda em algumas ferragens redutores de fluxo, para colocar nas torneiras e reduzir a quantidade de agua que sai.
- Enquanto escova os dentes, enquanto esfrega as mãos com sabão, trate de manter a torneira fechada e evite no máximo os banhos de imersão.
- Uma garrafa de agua plástica cheia de agua colocada no depósito do autoclismo reduz a quantidade de cada descarga.
- Verifique devidamente as perdas de água habituais no autoclismo. Ponha umas gotas de corante no depósito: se vir água corada na sanita sem ninguém ter puxado o autoclismo é porque existe uma fuga;
- Se tiver máquina de lavar loiça, opte por usa-la ao inves de lavá-la a mão. Programe a máquina para o horário mais económico do dia.
- Se não tiver outra solução a não ser lavar a loiça à mão, nunca o faça com a água a correr. Encha o lava-loiças e tenha a torneira fechada enquanto ensaboa a loiça. É muito mais ecológico;
- Aproveite no máximo toda a agua que sai pelas torneiras sem utilidade, pois pode ser usada para limpar o chão, para regar plantas, etc.
- A água da chuva pode ser aproveitada em tempos chuvosos, para os mais variados fins.
Muda de equipe, Basilio.
Comeca a fazer claque pra Nos.
Ou mando-te buscar, o Capitao diz que voce esta teimar muito.
LikeLike
Karim, lá vens tu com politica para o meu “ninho” económico…hehehe Aproveite as dicas de poupança de água e faça uma gestão criteriosa desta “crise” conjuntural
LikeLike
Veja as soluções já aplicadas em milhares de obras no Brasil.
http://www.agua-de-chuva.com e
http://www.acquasave.com.br
Abraço
Jack
Rio de Janeiro
LikeLike